Conexão Xalingo – Blog

3 livros sobre a tecnologia na educação

Com a pandemia, a tecnologia está sendo a maior ferramenta para que a educação continue ativa. E, a tendência, é que após o problema passar, a tecnologia permaneça forte nos conceitos educativos. E se você quer se interar um pouco mais sobre o assunto, confira essas 3 dicas de livros que abordam o assunto.

1) Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação

Feito por professores para professores. Resultado das reflexões dos participantes do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido desenvolvido pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann, este livro apresentar aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula, como maior engajamento dos alunos no aprendizado e melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do ensino por meio de intervenções efetivas.

Escrito por Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani.

2) Educação na Era Digital: A Escola Educativa

De autoria de Ángel I. Pérez Gómez, este livro explora o que significa aprender a se educar no complexo contexto contemporâneo e defende o desenvolvimento de uma escola educativa. Como aprendemos a viver, pensar, decidir e agir na atmosfera densa e mutante da era digital global? Que papel está ocupando a escola convencional neste processo? É possível ter uma escola verdadeiramente educativa, que ajude cada indivíduo a se construir de maneira autônoma, sábia e solidária?

3) Tecnologias na Educação: Contribuições Para Uma Aprendizagem Significativa

Este livro lança um novo olhar sobre o uso das tecnologias no ambiente escolar, de maneira a contribuir com métodos inovadores que garantam maior interesse, motivação e participação de alunos e professores, visando a uma prática colaborativa.

A obra, de André Geraldo Cursino, é direcionada aos professores e profissionais da educação que buscam atualizar-se e, principalmente, implementar as tecnologias em uma prática docente que visa ao envolvimento, ao protagonismo e à autoria dos alunos em todas as etapas de um projeto didático.

 A proposta do autor é apresentar, por meio de dados, pesquisas e experiência prática as contribuições das tecnologias baseadas em projetos para uma aprendizagem ativa e eficaz, propondo mudanças metodológicas para a aplicação do conteúdo curricular mediante projetos que integrem as tecnologias na educação.

Para isso, foca-se como alvo principal o desenvolvimento do senso crítico, a autoestima, o interesse pelas aulas e o aprender a fazer fazendo, tornando o aluno ator principal em sua aprendizagem, e o professor, mediador, indicando-lhe os meios para transformar informações em conhecimento.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *