Conexão Xalingo – Blog

Saiba como esta professora manteve os conteúdos mesmo à distância

Simone Lassala é professora de ensino fundamental 1 e, assim como todos professores, precisou se reinventar para manter a qualidade de suas aulas com a quarentena. Saiba como ela inovou!

O que Simone tem feito é buscar alternativas para manter as aulas, mesmo à distância. Uma das ferramentas que uma de suas colegas sugeriu foi a ferramenta de gravação de vídeo do Google, chamada Screencastify, que tem uma cara institucional, mas funciona bem para exemplificar assuntos complexos para que o aluno tenha uma videoaula em casa. Entre as tarefas que ela já criou estão dois vídeos para fazer uma retomada das estratégias de cálculo de divisão, a estimativa e o algoritmo tradicional.

Outra ferramenta que está sendo implantada na escola onde leciona é o Zoom, ferramenta de videoconferência. Segundo ela, “ainda é difícil mediar a conversa com uma criança, já que não tem essa autonomia. Eu tenho me desafiado todos os dias. A carga horária tem ficado ainda maior por conta dessa intensidade de estudos também. Outra coisa é que tenho trocado muitas experiências com outros professores, o que no dia a dia dentro da escola é muito difícil acontecer. Não temos esse tempo para conversar e entender as estratégias de cada um, o que funciona melhor. Se for olhar para toda a situação, isso com certeza é um ponto positivo”.

Se o vídeo é uma maneira de passar a explicação de maneira mais clara, também é necessário abrir um canal de comunicação com o aluno durante esse período em que ele está em casa. Pelo ClassApp ele recebe um roteiro de atividades e também pode manifestar dúvidas sobre o que não ficou claro no vídeo ou nas atividades.

“A única questão é que no fundamental 1, em geral, não é o aluno que acessa a plataforma e os pais é que fazem a mediação. Às vezes isso dificulta porque os pais também estão trabalhando de maneira remota, e precisam orientar os filhos e ainda fazer essa mediação com o professor. Os pais não tinham esse papel até agora e há necessidade em fazer isso no momento. Por isso pensamos, inclusive, na seleção das atividades e nas orientações, já que do outro lado há pais, mães, familiares que, por vezes, desconhecem o trabalho pedagógico”, salienta a professora.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCnboP10bPCLYgMJ8AzwRBGg?sub_confirmation=1

Fonte: porvir.org

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *