Conexão Xalingo – Blog

Esta atividade está trazendo muitos benefícios à educação

Ela já é bastante conhecida no mundo inteiro e tem ganho lugar também nas escolas. Seus benefícios são muitos e é uma boa ideia para ter em suas aulas. Confira!

O yoga tem sido uma das atividades que tem aumentado a autoestima das crianças em sala de aula. E a professora Patrícia Jardim Protti tem oferecido a atividade a crianças a partir dos 2 anos da educação infantil do Elvira Plus, o período integral da Escola Elvira Brandão, em São Paulo/SP.

A prática ocorre uma vez por semana, durante cerca de 20 minutos e, esse contato, segundo Patrícia, tem se mostrado suficiente para notar uma maior consciência corporal, noções de espaço, coordenação motora, maior foco e atenção no momento presente.

Introdução do yoga aos pequenos

“Nas primeiras aulas decidi conversar com os pequenos sobre esse ‘exercício’ para o corpo e para a mente, ensinar uma palavra nova, ‘namastê’, e explicar que seu significado é o desejo de paz e luz para si e para todos. A partir daí passei a propor algumas posturas que imitam animais, ensinando seus nomes em inglês e executando seus pequenos movimentos — dog (cachorro) levantando as pernas, butterfly (borboleta) batendo as asas, frog (sapo) e seus pulos, etc. Por fim, observei que o uso de música (também em língua inglesa) durante as aulas complementa o estímulo e direciona a criança durante cada momento da prática”, comenta Patrícia.

A técnica é benéfica também no auxílio com as questões emocionais que as crianças estão aprendendo a lidar. Realizando posturas combinadas com curtas explicações sobre a filosofia do yoga, bem como realizando exercícios de respiração e pequenas meditações, os pequenos conseguem acalmar e preparar a mente para todos os desafios envolvendo seu crescimento.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://porvir.org/aulas-de-yoga-acalmam-e-desenvolvem-a-autoestima-das-criancas/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *