Conexão Xalingo – Blog

Veja o que estes alunos desta aula maker criaram

Patricia Rodrigues Papa é professora de tecnologia educacional e sempre valorizou a aprendizagem criativa. E entrou no movimento maker uma ferramenta para valorizar ainda mais. Entenda!

A professora criou o projeto ‘Seja um inventor’, que foi aplicado para os alunos da turma de robótica das séries do 3º ao 5º anos. Primeiramente, escolheram um tema. Numa roda de conversa, discutiram a situação atual do nosso planeta e a hipótese de alguns recursos não existirem mais daqui uns anos. Foi aí que o tema sobre a extinção das abelhas surgiu e com ele a polinização.

Após assistirem um vídeo sobre a importância das abelhas para a sobrevivência do planeta Terra, lançou o desafio: “Agora vocês são os inventores, precisamos construir uma nova tecnologia que faça o papel das abelhas”. Neste momento utilizou uma apresentação de slides para mostrar alguns importantes inventores, entre eles, Santos Dumont, Henry Ford e Steve Jobs.

Divisão das turmas

Patricia dividiu a turma em trios e cada equipe inventou um nome para o protótipo e um nome para a equipe. Os alunos desenharam o projeto no papel, utilizando computadores para pesquisa.

A fase seguinte foi a “mão na massa”. Para colocar em prática o que eles planejaram, disponibilizou uma infinidade de materiais para a produção: sucata eletrônica reciclada, material de papelaria e descartáveis. A banca de material funcionou como uma lojinha onde eles compraram os itens principais. Depois, de acordo com a necessidade, iam buscando novos itens. Na escola há um espaço maker para realização dessas atividades educativas com regras pré-estabelecidas. Nesta atividade, quando a regra era desrespeitada eles perdiam um item comprado na lojinha, como se fosse uma multa.

Depois do protótipo finalizado, cada equipe fez um vídeo explicando seu projeto. Além disso, os alunos ainda tiveram que elaborar a descrição de todo o processo para realizar a polinização através da máquina que tinham acabado de criar.

Créditos da foto: Waag (BY-NC-SA)

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://porvir.org/alunos-criam-sistema-de-polinizacao-artificial-durante-aula-maker/

2 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *