Conexão Xalingo – Blog

Enlatados que ensinam

Os alimentos enlatados começaram a ser produzidos em tempos de guerra, a fim de conservá-los naqueles momentos difíceis, onde poderia acontecer escassez de mantimentos. Os anos foram passando, as guerras acabando, porém, a utilização destes produtos continua em alta, devido a todas as mudanças que aconteceram nas estruturas familiares e de trabalho.

Porém, é sabido que os enlatados são nocivos à saúde, quando utilizados em excesso. Para conscientizar seus alunos sobre o assunto, a professora Izabel Silva Bragança Pinheiro, de Manaus/AM, teve a ideia de utilizar rótulos e embalagens de alimentos para também ensinar português, ciências e matemática.

Os alunos logo aderiram à ideia, juntando rótulos e embalagens para produzir jogos, competições, atividades de leitura, pesquisas e também paródias. O projeto intitulado “Aprendendo com Rótulos” trouxe reflexão sobre o consumo destes produtos e também aproximou os familiares à escola, que puderam ter maior consciência sobre enlatados. Além disso, foi desenvolvido um jogo que idealiza uma espécie de trilha para aprender sobre as histórias destes alimentos. Para avançar no game, os estudantes têm de ler instruções e soletrar palavras.

Fonte: http://porvir.org/embalagens-rotulos-aproximam-aula-cotidiano-dos-alunos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *