Conexão Xalingo – Blog

Evitando acidentes devido ao sonambulismo

Um monitor cardíaco para pessoas com sonambulismo? Uma aluna de 17 anos mostrou que o dispositivo pode ajudar a evitar acidentes ligados a esse estado.

Nathália Souza de Oliveira idealizou e desenvolveu o mecanismo ao descobrir que a frequência cardíaca de um sonâmbulo, durante o período, é muito próxima a de uma pessoa que está acordada e fazendo atividades. Quando a pessoa está dormindo, por exemplo, a sua frequência cardíaca é entre 40 e 70 batimentos por minuto. Ao acordarmos, ele passa para 70 a 110.

Assim, ela identificou a possibilidade de criar o monitor, usando um pequeno sensor de batimentos cardíacos ligado a uma placa de Arduíno para programar comandos e a uma placa de bluetooth, que faz o envio de sinais para aplicativo no computador ou celular. O sonâmbulo utiliza um sensor, como uma pulseira. Ele então capta os batimentos da pessoa, que são enviados para o computador ou celular, como se fosse um eletrocardiograma. No momento que a pessoa em estado de distúrbio levanta, é enviado um alerta para o familiar, avisando que ele levantou.

Foto: Arquivo pessoal

Fontes:
http://g1.globo.com/educacao/noticia/aluna-de-escola-publica-inventa-monitor-cardiaco-para-sonambulos.ghtml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *