Conexão Xalingo – Blog

Escolas que inovam através da Arquitetura

A inovação é parte concreta de novos tempos para a educação. Inovar é possibilitar novas experiências aos alunos, é transformar a escola em um local que traga mais inspiração e desejo de mudanças. E são estes exemplos, que trazemos abaixo, que demonstram como é possível buscar novas direções no mundo educacional com auxílio da Arquitetura.

Ørestad Gymnasium / 3XN (Copenhague, Dinamarca)
Seu edifício é criado para promover uma diferente visão educacional de uma escola secundária, já que o design do local promove a aprendizagem reflexiva e colaborativa. Isso reflete em uma variedade de estilos de ensino, seja trabalhando em pequenos grupos ou individualmente.

Plaza Ecópolis / Ecosistema Urbano (Madri, Espanha)
O desenho deste colégio cria um espaço público que é de fácil acesso aos habitantes do bairro. O programa educativo da escola permite conscientizar seus alunos sobre o meio ambiente, para que as crianças se tornem adultos responsáveis.

Escola primária Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop (Chiba, Japão)
Seu contexto aproveita a natureza que a rodeia e, ao mesmo tempo, cria um espaço divertido às crianças. Dá para perceber que a escola acaba sendo uma “grande casa” para os alunos, com espaço amplo e interativo entre crianças de diferentes idades e diversos ritmos.

Vittra Telefonplan / Rosan Bosch (Estocolmo, Suécia)
Nesta escola não existem salas de aulas e nem parede. As divisões são espaciais, criando laboratórios flexíveis, o que permite o desenvolvimento de diferentes tipos de aprendizagem que se baseiam em uma didática digitalizada.

Jardim de Infância do Cultivo / Vo Trong Nghia Architects (Dong Nai, Vietnã)
Este jardim de infância foi desenvolvido para os filhos de trabalhadores de uma fábrica de sapatos, utilizando um orçamento reduzido. Seu desenho permite que as crianças tenham espaço verde onde podem experimentar a natureza e aprender sobre a importância da agricultura.

Veja fotos dos projetos, aqui.

Fontes:
http://www.archdaily.com.br/br/797105/o-que-as-escolas-mais-inovadoras-do-seculo-xxi-tem-8-exemplos-que-voce-precisa-conhecer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *