Conexão Xalingo – Blog

Projeto busca o contato com a natureza para as crianças

Não há mais como negar que a importância da tecnologia, no meio educacional, tem crescido a passos largos. Mas, em meio a isso, não podemos excluir a natureza do convívio das crianças. Pesquisas mostram que tem aumentado o percentual de jovens diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, e muito do crescimento dessa estatística envolve a falta de atividades ao ar livre no cotidiano deles.

Para levar mais contato com o meio ambiente, a organização sem fins lucrativos Eden Trust, no Reino Unido, criou o projeto educacional Eden Project, ou Projeto Éden. Ele é um complexo localizado no condado de Cornwall (Cornuália), sudoeste da Inglaterra, e reúne espécies naturais de todo o mundo preservadas em estufas parecidas com grandes bolhas, que reproduzem biomas. Como em um jardim botânico, o espaço estimula os visitantes a se conscientizarem sobre a importância das plantas para a vida humana.

O projeto é bastante voltado para crianças e jovens, com atrações e programação especial para os pequenos, em seu espaço físico, e ainda possui material didático e treinamentos especiais para escolas e professores, entre muitos outros recursos. Seu foco é na sustentabilidade e na relação humana com a natureza, e segundo Sam Kendall, gerente de Educação do Eden, colocar as crianças hiperconectadas de hoje para aprender ao ar livre, fora do ambiente tradicional e fechado da sala de aula, não é algo excludente, mas sim complementar, em relação ao uso das tecnologias.

A ideia principal é tornar comum a prática das atividades ao ar livre, para que isso seja parte do que acontece na escola, através da criação de experiências fantásticas, atraentes, divertidas e poderosas.

Fonte:
http://porvir.org/projeto-britanico-aposta-contato-natureza-para-formar-cidadaos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *