Conexão Xalingo – Blog

Incentivo à leitura através da tecnologia

Como atrair as crianças e adolescentes para as bibliotecas é uma grande missão para muitos educadores. E é na Biblioteca Municipal Centenário, em Poços de Caldas/MG, que o projeto BiblioArte LAB tem mudado a dura realidade da pouca adesão por este público.

A ideia é utilizar a tecnologia para criar novas práticas de leitura e incentivar a formação de novos leitores, transformando a biblioteca pública em um espaço inovador, capaz de estimular a criatividade e o desenvolvimento de talentos por meio da cultura digital.

Percebendo que os jovens podem influenciar a leitura espontânea, ao compartilhar conteúdos multimídia sobre as obras que mais gostam, o projeto criou um espaço para que ocorram encontros com intuito de criarem suas próprias manifestações artísticas e culturais. As atividades realizadas são, por exemplo, publicações eletrônicas, produção de vídeos literários para canais na internet e também transformações de obras literárias em pequenas animações web e até memes.

Para trazerem os estudantes ao projeto, houve visitas nas escolas públicas da região. Estes encontros foram muito positivos e, com o passar do tempo, nem foram mais necessários, já que aconteceu grande adesão de alunos. E hoje eles são cerca de 40 jovens, que acabam sempre levando uma ou duas pessoas junto.

Os encontros e atividades do projeto acontecem em um laboratório de inovação e prática de leitura. Entre os itens disponíveis no espaço, estão projetores, computadores, notebooks, smartphones e uma lousa digital.

Os resultados positivos da iniciativa são imensos e entre eles estão participações em revistas, por exemplo, e todas as experiências do BiblioArte LAB tornaram a Biblioteca Municipal Centenário reconhecida entre as três iniciativas brasileiras selecionadas pelo Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas – Iberbibliotecas, que seleciona projetos inovadores de acesso à leitura, inclusão social e qualificação da educação e do desenvolvimento.

O projeto é desenvolvido pela ONG Casa da Árvore, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da cidade.

Fontes:  http://porvir.org/cultura-digital-aproxima-jovens-de-biblioteca-publica/

4 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *