Conexão Xalingo – Blog

A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis

A população brasileira já é mais de 80% moradora de áreas urbanas, dificultando, cada vez mais, o contato das crianças com a terra. Esta condição quer ser modificada pelo Ministério da Saúde, através de um manual elaborado pela Universidade de Brasília, que visa mostrar que as escolas podem construir hortas educativas em seus próprios espaços.

Intitulado “A Escola promovendo hábitos alimentares saudáveis”, o manual traz explicações sobre todos passos para a elaboração de uma horta escolar, desde a escolha do terreno até a colheita de algumas das principais hortaliças.

O objetivo do manual é, como o próprio título diz, promover hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar e, por isso mesmo, há dicas de como preparar os alimentos e receitas para maior aproveitamento da colheita.

Mas mais do que isso, o manual também traz sugestões de como aliar atividades práticas que envolvam outras disciplinas, como matemática e ciências. Entre uma das sugestões está o aproveitamento da horta para ensinar aos estudantes sobre a cadeia alimentar, ao mesmo tempo que exploram informações sobre os nutrientes presentes nos alimentos plantados.

O manual é gratuito e pode ser baixado aqui

Fonte: http://www.hypeness.com.br/2016/09/manual-gratuito-ensina-a-usar-hortas-educativas-em-escolas/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *