Conexão Xalingo – Blog

A biblioteca sobre duas rodas

Todo fim de semana, Saber Hosseini carrega sua bicicleta com livros e os leva até vilarejos, que não possuem escola. Saber é professor de Bamiyan, no Afeganistão, e teve a ideia quando pensou em dar oportunidade às crianças sem acesso a livros e educação. Era o começo do projeto “Children’s Book Foundation”.

A ideia foi apoiada por amigos de Saber, que fizeram algumas doações para ajudar o professor a comprar os primeiros livros. No início, a biblioteca contava com 200 exemplares. Hoje, com a ajuda de mais doadores, a coleção já conta com mais de 6 mil livros.

A bicicleta é utilizada por várias razões, como a falta de dinheiro suficiente para comprar carros, ou também devido a algumas aldeias serem acessíveis somente por bicicleta ou moto, e a mais interessante: como Taliban tem, por vezes, utilizado bicicletas em seus ataques a bomba, a ideia do professor é transmitir a mensagem de que podemos substituir a violência pela cultura.

Com funcionamente parecido com de uma biblioteca, toda semana, novos livros chegam às comunidades, e os antigos são recolhidos, sendo levados para crianças de outros vilarejos. Sempre que chega aos locais, o professor tenta conversar com as crianças sobre diversos assuntos. Certa vez, Hosseini conversou sobre armas, falando que elas deveriam dizer não as armas e sim aos livros. Na semana posterior, quando voltou ao local, recebeu armas de plástico de todas as crianças, que se reuniram para entregá-las para ele sob uma condição: na outra semana gostariam de ser a primeira parada do projeto, para que pudessem assim escolher os exemplares com mais variedade.

O projeto, que já tem uma biblioteca física e mais cinco em construção.

Fonte:  Hypeness 

 

3 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *