Conexão Xalingo – Blog

Aplicativo que ajuda no consumo de energia

A conta de luz vive mudando de valor: às vezes pra mais, às vezes pra menos. Mas independente disso, tomar medidas como evitar desperdícios, fazem toda diferença no final do mês, quando a conta chega. Pensando na ideia de economizar energia, dois estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) de Divinópolis desenvolveram, em sala de aula, um aplicativo que faz a diferença.

E a ideia de Vinicius Alves Campos, de 17 anos, e Amanda Conceição Xavier de Almeida, de 16 anos, funcionou tão bem, que até ganharam o primeiro lugar geral da Mostra Específica do Cefet e levaram a experiência para apresentar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A iniciativa começou de um projeto dentro do curso de informática que fazem, com apoio do professor Alberto Penalara e do orientador Vinícius Laredo. Com o tema “sustentabilidade”, os alunos queriam produzir algo relacionado à energia, pois acreditavam que a utilização do simulador levaria informações sobre seu consumo de energia e assim mudarem hábitos e atitudes que geravam desperdícios.

Com 3 opções, o Simulador de Consumo de Energia consegue simular o consumo de apenas um aparelho, ou fazer a simulação de consumo mensal de todos os eletrônicos dentro de uma residência. Além disso, ele tem a opção de detalhar a conta de energia. O usuário consegue fazer, assim, um acompanhamento onde pode colocar a leitura anterior, a atual e o constante do medidor, e o aplicativo então apresenta um gráfico com o consumo. Esse gráfico fica salvo e a pessoa vai vendo a evolução a partir do simulador.

 

Fonte: Globo 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *