Conexão Xalingo – Blog

Brincando com a comida

“Mãe, mas eu não gosto de verdura…”, “Mas pai, fruta é ruim!” são frases comuns ditas à mesa por muitas crianças. O gosto pela alimentação saudável é difícil, para muitas delas, e preocupam pais que buscam hábitos melhores para seus filhos. E foi uma situação assim que inspirou um professor a criar o UBA, um jogo para smartphones e tablets.

O UBA leva o jogador controlar um boneco para pegar somente alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras que caem do céu, evitando comidas como doces e refrigerantes. O responsável por sua criação foi Tiago Eugênio, professor de biologia, que também encontrou inspiração no filme “‘Tá Chovendo Hambúrguer” e, apesar de ser destinado ao ensino fundamental 1 e às séries iniciais do ensino fundamental 2, o jogo tem feito sucesso também entre adultos.

Tiago diz que aulas expositivas não convencem os alunos sobre os benefícios de uma alimentação balanceada, e entende que a grande vantagem da mídia jogo é ter uma estrutura de feedback imediato. O aluno se dá conta de que, se não souber diferenciar alimento correto de incorreto, em um curto período de tempo, não conseguirá avançar para atingir outros níveis.

Dividido em níveis, UBA (que significa “fruta” em Tupi-guarani), está disponível na Google Play Store de forma gratuita.


Fonte: Porvir

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *