Conexão Xalingo – Blog

Deixando a timidez de lado

Intitulado “Ler e Cri@r é só começar”, o projeto da professora Bruna Sanches visa trabalhar leitura e criatividade, além de incentivar que o aluno seja protagonista do processo de aprendizagem. Em toda segunda-feira, um aluno é sorteado para escolher um livro dentro de um baú disponibilizado, o lê e apresenta da forma que se sentir mais confortável. Pode ser em forma de teatro, de maquete, vídeos.

Um dos alunos filmou sua apresentação contando a história dos Três Porquinhos e recebeu a ajuda de sua mãe, que ajudou a montar toda a história na mesa, com casinhas. Mesmo envergonhado, o aluno, foi se soltando aos poucos e, segundo a professora a ideia era justamente essa: fazer com que os estudantes encarassem o problema e superasse-o, ao invés de fugirem. Bruna percebeu que, contando uma história com brilho nos olhos e usando alguns adereços, ajudou muito, conquistando os alunos.

Depois do projeto, ela percebeu que os alunos melhoraram muito a questão da oratória, pois quando chegaram ao quarto ano, eles tinham bastante dificuldade de falar em público. Porém o projeto ajudou muito nesse sentido, já que, quando um apresenta, os outros fazem perguntas, havendo o sempre uma troca. Além disso, a escrita, como aliada da leitura, também melhorou, com o crescimento da autonomia dos estudantes.

Agora a ideia de Bruna é construir uma história junto aos alunos usando o Google Drive, onde, após todas as apresentações, irá compartilhar uma pasta com as crianças que, em duplas, montarão um texto colaborativo. No final do ano, a ideia é juntar tudo e a história será disponibilizada para os alunos.

 

 

Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *