Conexão Xalingo – Blog

Quem tem medo da lousa digital?

Embora as lousas brancas à caneta ainda não tenham substituído por completo os tradicionais quadros-negros (ou verdes) à giz, os avanços tecnológicos na área da educação apontam para a chegada das lousas digitais às salas de aula.

A lousa digital é como uma imensa tela de computador, porém sensível ao toque. Desta forma, ela oferece todos os recursos multimídia de um computador com navegação na internet, facilitando e abrindo novas possibilidades ao método de ensino tradicional.

Com a lousa digital é possível abrir mão dos projetores para apresentações em Power Point, por exemplo, que podem se tornar mais dinâmicas com o acesso direto aos links incluídos no conteúdo. Por serem interativas, as lousas digitais se tornam mais atrativas à participação dos alunos. Além disso, elas possibilitarão novos recursos, como apresentações com imagens em 3D para estudar Biologia ou fazer uso do Google Maps e Google Earth para ensinar Geografia, por exemplo.

Outra grande vantagem da lousa digital é a possibilidade de salvar a aula, etapa por etapa. Assim, as lições podem ser guardadas ou até compartilhadas com os estudantes.

Utilizando a criatividade, os professores podem criar diversas novas formas de apresentar os conteúdos, de forma mais dinâmica, atrativa e interativa para os alunos. Eles podem usar o ambiente virtual da lousa para criar projetos com os alunos, que posteriormente serão executados no ambiente real.

Porém, com esta novidade se aproximando, alguns professores podem se assustar com a novidade. É importante que a instituição de ensino ofereça cursos de capacitação sobre como usar a lousa, para que os professores possam tirar melhor proveito desta nova ferramenta, que em breve deve começar a chegar às salas de aula de todo o mundo.

É necessário praticar, e sempre testar as aulas com antecedência, para evitar erros em carregamento de arquivos, som ou imagem. A própria interação dos alunos com a lousa pode gerar insights aos professores, uma vez que os adolescentes geralmente apresentam facilidade no uso de novas tecnologias.

Existe o risco de que a utilização das lousas digitais acabe acelerando um pouco o ritmo das aulas, o que deve ser bem dosado pelos professores, para que os alunos não tenham dificuldade de acompanhar. Sendo bem utilizada, essa nova ferramenta tem tudo para tornar a aprendizagem mais fácil e interessante, agilizando processos e melhorando o currículo do professor e da escola.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *