Conexão Xalingo – Blog

QR Code em benefício dos deficientes visuais

A professora Raquel Gonzaga soube como transformar o celular em um grande aliado na adaptação de suas aulas de inglês à necessidade de um aluno deficiente visual. No ano de 2013, em um grupo de 20 alunos de inglês do nível básico 2 havia um aluno com a deficiência. Mas Raquel não demorou a encontrar uma solução para este desafio: a utilização do QR Code.

Raquel, que já possuía um blog sobre aplicativos e tecnologia, primeiramente, fez um teste criando um código com uma informação simples. O aluno baixou em seu celular (que já programado para ouvir tudo o que for enviado para ele) o aplicativo que lê esses códigos e a professora o ajudou a direcionar a foto do código. Então o celular falou a mensagem e ele repetiu a frase em inglês. Um momento de grande emoção para ambos. Muitas das editoras dos livros de aula fornecem o áudio do conteúdo, só que para quem não enxerga, não funciona, já que é apenas dito “figura 1” e “figura 2”, por exemplo.

Então foi necessária a adaptação de algumas coisas. Para que o aluno compreendesse as perguntas e imagens que vão para a lousa, Raquel as transformava em um QR Code em seu celular, depois pegava a mão do deficiente, direcionava e ele escaneava. Ouvindo as perguntas com o fone, ele interagia com os colegas sem que a professora precisasse chegar perto do ouvido para falar qual era a pergunta. Quando o aluno faltava, não havia problema: ela utilizava o gravador de áudio do celular para enviar áudios curtos da aula.

Duas técnicas simples que ajudaram muito o aluno na aula e aproximou de toda a classe, sem qualquer problema.

Fonte: Porvir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *