Conexão Xalingo – Blog

Jovem cria canal no YouTube para falar personagens da história afro-brasileira

A escravidão no Brasil acabou há muitos anos. Mas o que se vê hoje no país é ainda uma desigualdade muito grande entre brancos e negros. O negro ainda precisa batalhar muito para ter seus direitos respeitados, de poder ingressar no serviço público ou na faculdade. Os livros de História ensinam um pouco da história desse povo e de personalidades que mudaram o rumo de suas vidas lutando pela igualdade de direitos.

Foi pensando nisso que o estudante Pedro Henrique Cortês criou o canal PhCôrtes onde ele discute e apresenta para as pessoas a história de personagens que mudaram a história do seu povo: os heróis e heroínas negros. Pedro começou a questionar o motivo pelo qual não conhecia os heróis de seu próprio país e também de outras nacionalidades como Martin Luther King. Assim, pediu à sua mãe um presente: as biografias de Martin, de Nelson Mandela e de Malcolm X.

A contra partida da mãe foi pedir a Pedro que ele conhecesse mais sobre a história dos heróis e heroínas brasileiros. Foi pesquisando em livros, Internet que ele sentiu que precisava fazer algo para tornar a história desses ícones mais conhecida de todos.

O canal começou no simbólico 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a série Heróis Brasileiros. Nela, aborda com sabedoria acima de sua idade, sem deixar a irreverência natural de um adolescente de sua idade, sobre fatos e anedotas de personagens negros importantes da história brasileira.

O primeiro a ser retratado foi Zumbi dos Palmares. No começo do vídeo, Pedro já avisa: para quem não tem orgulho de suas raízes brasileiras, é melhor fechar o vídeo, pois as histórias que ele conta bebem sem fim nas peripécias orgulhosas de seus protagonistas.

Que tal usar os vídeos desse garoto para ensinar um pouco mais de diversidade, preconceito na sala de aula?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *