Conexão Xalingo – Blog

Como usar o Skype em sala de aula e deixar o conteúdo ainda mais interessante

A gente já falou aqui no blog como as redes sociais podem ser aliadas no ensino e que essas ferramentas, que estão no dia a dia dos nossos alunos, podem render bons debates e abrir os horizontes para tornar a aula ainda mais dinâmica e interessante.

O Skype, ferramente onde é possível conversar em tempo real com qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta, também pode ser uma forma bem bacana de deixar o conteúdo mais rico e interessante para os alunos, sempre ligados nas novidades tecnológicas.

As conversas pelo Skype podem ser em vídeo e o recurso é muito usado em videoconferências, mas também podem ser usadas nas escolas pelos professores, tornando a aula mais dinâmica para os alunos.

Sabendo disso, separamos a seguir 4 dicas para usar o Skype em sala de aula. Confira abaixo:

1 – Conecte com alunos de outros países

Uma maneira interessante de usar o Skype durante as aulas é conectar com alunos estrangeiros. Como professor, você pode tentar conseguir um contato de uma universidade ou escola fora do país e propor uma conversa em vídeo entre a turma internacional e os seus alunos. No caso de uma aula de idiomas, por exemplo, isso pode contribuir para treinar a conversação e o vocabulário dos estudantes.

2 – Converse com outros professores

Você pode usar as videoconferências para conversar com outro professor ou com um especialista em determinado assunto durante a aula. Assim, você pode engajar mais os estudantes sobre o assunto discutido, fazendo com que eles participem ativamente das atividades. Nessa hora, você pode usar a sua rede de contatos, perguntando se algum colega seu toparia participar dessa conversa.

3 – Faça atividades com outras turmas

O Skype também pode ser ótimo para conectar as turmas, seja da mesma série/ano ou da mesma instituição de ensino, mas de níveis diferentes. Você pode promover atividades conjuntas entre as classes, tornando as discussões sobre o projeto mais práticas, já que os alunos não precisarão se locomover sempre que tiverem que conversar entre si.

4 – Incentive os alunos mais tímidos

As conversas em vídeo podem funcionar para aumentar a participação dos alunos mais tímidos e reservados. Muitos estudantes costumam não se sentir confortáveis ao falar em público e podem ter grande dificuldade em apresentar um trabalho para a sala, por exemplo. Nesse caso, você pode propor que eles apresentem seus projetos via Skype, caso se sentirem mais à vontade. Isso pode até mesmo torná-los mais corajosos para apresentações futuras.

Fonte: Universia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *