Conexão Xalingo – Blog

Alunos criam aplicativo para explicar livros que caem no vestibular

O vestibular é uma das etapas mais temida na vida dos estudantes. Além de ser uma prova que irá definir o seu futuro dentro da universidade, o vestibular demanda uma grande dedicação aos estudos, horas de leituras, cursinhos e muito mais.

Foi pensando nisso que um grupo de alunos de um colégio de São Paulo decidiu ajudar os colegas, e também a si próprios, criando um aplicativo para explicar em detalhes obras literárias obrigatórias no principal vestibular do país, o da Fuvest. A ideia partiu da professora de literatura do Colégio Mater Dei, nos Jardins (zona oeste de São Paulo), Gisa Gasparotto.

Usando uma plataforma grátis, ela fez uma análise de “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, uma das obras obrigatórias da Fuvest, processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo).

Ao mesmo tempo, estimulou os alunos a fazerem o mesmo. Surgiram, por exemplo, o resumo e a análise de obras como a do conto Amor, do livro “Laços de Família”, de Clarice Lispector –que está na lista da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Nele, são listados o contexto da obra, publicada em 1982, os elementos da narrativa, os personagens e uma interpretação do conto.

Há mais aplicativos disponíveis, como sobre livros de Lygia Fagundes Telles, Graciliano Ramos, Lima Barreto e Hilda Hilst, entre outros. Gisa diz que os aplicativos não excluem a leitura das obras. Servem como complemento à leitura, usados como roteiro de estudos. Os aplicativos estão disponíveis na página da Fábrica de Aplicativos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *