Conexão Xalingo – Blog

Cinco motivos para usar a tecnologia na sua sala de aula

É inegável que a tecnologia é uma aliada no ensino de crianças e adolescentes. Mas mesmo com todos os avanços dos últimos anos, o uso da tecnologia na sala de aula ainda é polêmico. Muitos professores são resistentes e escolas também, inclusive proibindo o uso de qualquer aparelho celular ou tablet. Já muitas das que são adeptas ainda não encontraram um equilíbrio, uma fórmula de sucesso que integre alunos, professores, pais e escola em prol do desenvolvimento do aluno como cidadão. Mas então, por que e como usar a tecnologia a favor da educação?

Veja alguns benefícios de você aplicar a tecnologia no ensino dos seus alunos. Vamos tentar inovar na sala de aula:

Novas comunidades e formas de aprendizado: Redes sociais e outros aplicativos de troca de mensagens fizeram com que os alunos criassem uma nova forma de aprendizado e você, professor, precisa estar atento a essa mudança. Explore essas ferramentas e converse com os seus alunos para saber onde eles buscam informações. Através dessa troca será possível fazer uma aula mais dinâmica, divertida e com a cara dos seus alunos.

Jovens e crianças adoram tecnologia – Sabemos que tecnologia em excesso não faz bem à saúde. Mas o que em excesso faz bem, não é mesmo? A tecnologia possui um papel fundamental para a sociedade e crianças e jovens adoram isso. Sendo usada com equilíbrio, a tecnologia pode ser uma ótima ferramenta para complementar a educação, inclusive nas séries iniciais.

Suporte no aprendizado – A forma de ensinar e de aprender mudou, isso é notório. Hoje, o professor não é apenas o único detentor do conhecimento mas sim um mediador. Os alunos, por sua vez, não são apenas receptores de informação e conhecimento. Hoje eles atuam como auxiliares trazendo suas vivências e experiências.

Integração e conhecimento compartilhado – As pessoas são diferentes, cada aluno ou grupo precisa de uma metodologia específica. Identificar formas de usar a tecnologia no intuito de aproximá-los fortalece e dá mais credibilidade ao professor, que também pode compartilhar informações e experiências com outros professores.

Ambiente inclusivo – A tecnologia não discrimina nenhum aluno ou professor. Seu uso na área educacional fortalece o papel fundamental do professor em sala de aula, sendo inclusiva. De todas as inovações e benefícios que a tecnologia contribui para a educação, a maior é a possibilidade de inserir classes e pessoas que são consideradas excluídas, educacional ou socialmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *