Conexão Xalingo – Blog

Grêmio usa redes sociais para melhorar a presença dos alunos

O Grêmio Estudantil da Escola Estadual Olívia Bianco, em Piracicaba (SP) está indo além das suas atribuições. Os alunos viram que as redes sociais poderiam ajudar a levar os estudantes ausentes de volta para a sala de aula. A ideia começou a vigorar em setembro e já deu resultado. Dos 110 matriculados com frequência irregular, 93 (85%) retornaram às classes, segundo a direção da unidade de ensino.

“As redes sociais são o elo com nossos colegas ausentes e fazem parte de nosso dia a dia. Temos os contatos de quem convive conosco diariamente na escola”, disse o aluno do 9º ano, Pedro Augusto Magalhães Bastos, de14 anos, que é presidente do grêmio estudantil “Fazendo a Diferença”.

A localização dos estudantes que pararam de frequentar a escola se torna mais fácil e natural entre os próprios alunos na internet e não soa como cobrança.  O trabalho do grêmio ocorre em parceria com a direção da instituição de ensino, que envia aos pais ou responsáveis os comunicados sobre a situação do aluno.

Luan Mateo Valverde, de 16 anos, é aluno do 9º ano da escola Olívia Bianco e foi um dos alunos que o grêmio ajudou a voltar para os bancos escolares. O adolescente, que é nascido na Espanha, tinha dificuldades em matemática, história e ciências e deixou de frequentar as aulas. As ausências faziam com que Luan perdesse o conteúdo ensinado na sala de aula e as dificuldades só aumentavam. “Eu não conseguia mais acompanhar”, comentou. “O incentivo do grêmio foi fundamental para meu retorno e, agora, mais presente, eu presto mais atenção e a matéria fica mais fácil”, afirmou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *