Conexão Xalingo – Blog

Como estimular a participação dos seus alunos durante as aulas

O mundo exige que se trabalhe em equipe. No mercado de trabalho, por exemplo, o trabalho em equipe é uma exigência e ele pode começar dentro da sala de aula. Com a chegada da tecnologia na vida das crianças e também na rotina da escola, o papel do professor tem mudado bastante.

Além de transmitir informações e explicar conteúdos aos alunos, o educador também deve estimulá-los a interagirem entre si, compartilhando ideias e conhecimentos. Com isso, é possível desenvolver uma série de habilidades que podem contribuir para destacá-los no futuro.

Foi pensando nisso que separamos alguns métodos de ensino que visa estimular a participação dos seus alunos na sala de aula. Confira e aplique com a sua turma:

1 – Debates em grupo
Esses tipos de discussões estimulam o pensamento crítico dos alunos e faz com que eles exercitem ainda a oratória e a capacidade de dialogar com ideias diferentes das suas. Escolha um tema a ser debatido pelos estudantes e faça com que eles tragam histórias de vida e suas opiniões de forma organizada. Certifique-se de que todos os estudantes estão participando da conversa, ao mesmo tempo respeitando a opinião uns dos outros.

2 – Trabalhe com atividades em dupla
O trabalho em duplas também pode ser bem interessante de ser realizado em sala de aula. Esxa técnica ajuda os estudantes a construir um aprendizado coletivo, aumentando a troca de conhecimentos e experiências.

3 – Realize trabalhos fora da sala de aula
Deixe um pouco o ambiente da sala de aula de lado e aposte em atividades externas. Explore os lugares da escola, do bairro e da cidade. Faça visitas a museus, bibliotecas e até uma viagem de estudos a alguma cidade vizinha. Uma simples mudança de ambiente pode aumentar a motivação dos alunos, tornando-os mais interessados no conteúdo que você ensina.

4 – Utilize o ambiente virtual
Nada melhor para prender a atenção dos alunos do que falar a língua deles. Hoje a juventude está conectada na Internet a maior parte do tempo, sendo assim, use essa ferramenta a seu favor. Experimente criar um site ou uma comunidade nas redes sociais para a troca de experiências.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *