Conexão Xalingo – Blog

Sua escola investe em tecnologia? Deveria.

Hoje em dia se fala muito em inovações na educação. Com o surgimento de novas tecnologias, as escolas tiveram que se adaptar a esse novo cenário, instaurando, inclusive, várias mudanças em seus currículos e dia a dia na sala de aula. Essas mudanças fazem com que o educador tenha que se manter também em contante mudança, buscando conhecimento e novas tecnologias para explorar em suas aulas. É um tempo sem volta. A tecnologia chegou para ficar e a sua escola precisa investir nela.

Pais e alunos pressionam a escola para as novas adaptações digitais. Uma pesquisa recente mostrou que 77% dos brasileiros acreditam que escolas e educadores devem usar mais a tecnologia para melhorar o atual sistema de educação do Brasil. Donos de escola entenderam o recado e buscam investir em tecnologia para aumentar as matrículas. Afinal, os pais querem que seus filhos estudem em colégios que estejam atualizados com as novas tecnologias, que ele tenha prazer em aprender.

A questão é que o que mais vemos hoje nas escolas é ainda aquele ambiente da época dos nossos pais: salas lotadas, carteiras enfileiradas com o professor na frente detentor de todo o conhecimento. Tente inovar. Mesmo que a sua escola não possua investimentos em tecnologia, mude as mesas na sua sala de aula. Trabalhe com um grande círculo com os alunos, ou grupos menores. Priorize o trabalho em equipe e não apenas o trabalho individual.

O conceito de inovação não precisa estar ligado com tecnologia e muito menos com investimentos. Com pouco dinheiro, ou quase nenhum, é possível fazer uma sala de aula atrativa e inovadora para os seus alunos. Basta apenas um pouco de criatividade e vontade de mudar.

O primeiro passo é escutar os seus alunos, seus anseios, vontades, além dos pais e de seus colegas educadores. Tente encontrar soluções conjuntas, com ideias de várias pessoas e grupos diferentes.  Além disso, estabelecer parcerias com empresas para estruturar programas de formação de professores é uma ótima ideia.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *