Conexão Xalingo – Blog

A Wikipédia pode ser a sua aliada na educação

De alguns anos pra cá a Wikipédia tem sido uma vilã para os professores. O site colaborativo tomou lugar das enciclopédias das bibliotecas e faz com que a informação chegue mais perto dos alunos, sem muito esforço.

Justamente por ser uma ferramenta colaborativa, a Wikipédia pode não ser uma fonte muito confiável. Afinal, qualquer pessoa pode acessar o site e editar uma informação. Mas não é por isso que o site, famoso em todo o mundo, não pode ser uma boa ferramenta para você usar com os seus alunos em sala de aula.

Separamos algumas dicas que podem ser aplicadas ao seu dia a dia, de uma forma que o site seja uma ferramenta para tornar a sua aula mais dinâmica e atrativa!

Criar verbetes – A Wikipédia é uma ferramenta colaborativa, sendo assim, qualquer pessoa pode criar um verbete. Que tal ensinar isso aos seus alunos? Separe a turma em grupos e distribua verbetes para que cada grupo crie uma página com informações na Wikipédia. Pode ser um verbete sobre a escola onde as crianças estudam, uma praça da cidade, uma pessoa importante. As crianças deverão buscar informações para deixar o verbete o mais completo possível.

Editar verbetes – Você e sua turma podem pesquisar verbetes famosos e verificar se as informações são verdadeiras. Isso pode ser feito comparando com livros convencionais na biblioteca da escola. Caso você e seus alunos encontrem erros podem editar os verbetes, sem problemas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *