Conexão Xalingo – Blog

A importância das animações no desenvolvimento infantil

Na onda do sucesso de “Divertida Mente”, nova animação da Disney que estreou recentemente, a psicóloga Camila Oliveira da Silva nos fala um pouco sobre a importância desses desenhos animados para o desenvolvimento da criança. Leia o relato da profissional:

Muitas são as formas de se dialogar com o universo infantil. Um dos recursos utilizados são as histórias representadas nos desenhos e filmes animados. Os personagens permitem que os processos de identificação ocorram em espaços que vão além dos sentidos comuns da realidade cotidiana, ao liberar a imaginação. Constrói-se assim um movimento essencial do desenvolvimento que pode ser alcançado sempre que a criança for inserida na fantasia. O que a criança devolve ao mundo após se apropriar do conteúdo de uma animação, são expressões de suas emoções, que podem ser fundamentais para a elaboração de seus conflitos e resolução dos problemas de forma criativa.

Os desenhos e filmes em formato de animação favorecem também as interações entre as crianças e as pessoas que a circundam– pais, irmãos, amigos, professores, etc. O espaço que se cria é atemporal e nele é possível a pertença e o encontro, adultos resgatam as sensações da infância e a imaginação no sentido mais puro. A criança perdida renasce e as crianças presentes sentem-se aceitas, a identificação não é limitada ao momento em que se assiste a animação, ela se estende às conversas no carro, ao almoço, aos bordões dos personagens, a decoração da festa de aniversário. Juntamente com as brincadeiras ao ar livre, os jogos, as encenações e demais processos lúdicos, as animações representam uma interessante e divertida oportunidade de inserção no vasto território do imaginário infantil.

Camila Oliveira da Silva

Psicóloga CRP12/10653

3 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *